CRM-PB interdita hospital de Gurinhém

04/09/2011 13:53

 

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRMPB) interditou eticamente, na noite desta quinta-feira (1), o Hospital e Maternidade Santo Antônio, localizado no Centro do município de Guirinhém, no interior do Estado. De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização, Eurípedes Mendonça, o hospital, que é filantrópico, não tem escala médica diária e no momento da vistoria não havia nenhum médico na unidade hospitalar. A fiscalização foi motivada por uma denuncia.

Eurípedes Mendonça disse que durante a fiscalização o hospital contava apenas com técnicos de enfermagem, que estavam recebendo pacientes e realizando procedimentos sem orientações médica ou de um enfermeiro. Outro problema sério identificado foi a falta de laboratórios para realização de exames complementares, como os de sangue e de urina, além de radiografias.

“A situação do Hospital Santo Antônio é muito precária, não há mínima condição da unidade continuar recebendo pacientes. Recomendamos que a população procure atendimento médico nos municípios vizinhos”, disse o diretor do Departamento de Fiscalização do CRM-PB.

O hospital, que atende a população de Gurinhém e Mulungu, também não dispõe de ambulância para transferência de pacientes. “Infelizmente a situação que encontramos no hospital Santo Antônio tem sido corriqueira nas demais cidades no Estado. Mas o que mais nos chamou atenção nesta unidade é total precarização. Nem laboratório o hospital tem”, ressaltou Eurípedes Mendonça.

Outras interdições - Entre os dias 28 de julho e 10 de agosto, o CRM-PB interditou a Unidade Básica de Saúde 4 Maria de Lourdes Lins, no Centro da cidade de Tacima, e a Unidade Básica de Saúde da Família Camucim, no município de Pitimbu, além da Unidade Mista de Saúde Frei Damião, localizada na Lagoa de Dentro.

Em Tacima, a UBSF foi interditada eticamente por não apresentar as condições mínimas de trabalho e uma péssima estrutura predial. Já a UBSF de Pitimbu está em reforma, com a obra paralisada e funcionando em uma casa alugada, que não oferece as condições mínimas necessárias para seu funcionamento adequado. A Unidade Mista de Saúde Frei Damião, de Lagoa de Dentro, não tem na sua escala médicos todos os dias, comprometendo o atendimento à população.

Novidades

Crise ganha proporção nacional: ex-presidente do CNS dispara contra privatização da Saúde na PB

15/09/2011 21:09
  Vergonha. Esta foi apenas uma das palavras usadas por um dos diretores do Conselho...

CRM-PB dá prazo de 15 dias para hospital de Belém do Brejo do Cruz corrigir problemas

15/09/2011 21:08
  O diretor de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB),...
<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>